Cirurgia de contorno corporal pós-bariátrica
Tempo de leitura: 3 minutos

A cirurgia plástica, quase sempre, vai além da vaidade e da estética. Ela também pode ajudar na recuperação da autoestima e confiança, gerando benefícios para o convívio social e a saúde do paciente como um todo. A cirurgia de contorno corporal pós-bariátrica é um exemplo.

O corpo pós-bariátrica

Depois da cirurgia bariátrica, muitas vezes, a pele e os tecidos severamente estendidos perdem elasticidade e não se retraem com a perda de peso. Por consequência, pode acontecer flacidez nos braços, mamas, abdômen, nádegas, virilhas e coxas.

O objetivo da cirurgia de contorno corporal é justamente melhorar a forma e o tônus, por meio da retirada do tecido e da gordura em excesso. Durante o procedimento podem ser realizados:

Abdominoplastia

Procedimento em que se remove o excesso de gordura e/ou de pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado.

Lipoaspiração e lipoescultura

Remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura, melhorando o contorno do corpo e sua proporção.

Lifting ou suspensão de braços (braquioplastia)

Reduz o excesso de pele e de gordura entre a axila e o cotovelo, remodela o braço deixando a pele mais lisa e com contornos suaves, resultando em aparência tonificada.

Lifting ou suspensão de coxas (cruroplastia)

Remodela as coxas, reduzindo o excesso de pele e, em alguns casos, a gordura, resultando em uma pele mais lisa e contornos mais proporcionais das coxas e dos membros inferiores.

Entretanto, a cirurgia de contorno corporal pós-bariátrica deve ser a etapa final do processo de redução de peso.

Qual a hora certa de realizar o procedimento de contorno corporal?

Como último estágio de um processo, a cirurgia de contorno corporal é indicada para pacientes com perda de peso estabilizada há mais de 12 meses. Além disso, precisam ter sido liberados pelo cirurgião da bariátrica, não possuir dificuldades de cicatrização e/ou contraindicações médicas e ter parado de fumar há, pelo menos, um mês.

Quais os cuidados necessários após a cirurgia?

Após todos os cuidados pós-operatórios de repouso e curativos, não exposição ao sol, medicamentos e acompanhamento com o médico cirurgião plástico, é indicado alimentar-se de forma correta para manter o peso estável. Ademais, é preciso evitar o álcool e o tabaco.

Também é recomendado praticar atividades físicas regularmente para ajudar a manter os resultados alcançados com a perda de peso e a cirurgia — especialmente o tônus muscular.

Dr. Rafael Quaresma

Dr. Rafael Quaresma é médico formado pela Universidade Católica de Brasília e especialista em Cirurgia Plástica. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, atua em cirurgias plásticas gerais, reparadoras e de contorno corporal pós-cirurgia bariátrica.

Leia também

Outros posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu