“Bumbum paticumbum prugurundum/O nosso samba, minha gente, é isso aí, é isso aí/ Bumbum paticumbum prugurundum/Contagiando a Marquês de Sapucaí”.

O samba enredo da Escola de Samba Império Serrano, em 1992, é apenas um entre milhares de músicas que exaltam uma parte do corpo que é uma das zonas erógenas e até símbolo de fertilidade. As nádegas, carinhosamente conhecidas como bumbum, têm um papel fundamental na funcionalidade do organismo. Elas são formadas por três músculos (em cada lado) chamados glúteos, que movimentam as pernas. Além disso, outra missão (nem tão divulgada) é a de armazenar gordura para formação do feto.

Sem dúvida alguma, a função biológica não é tão valorizada, visto que o destaque é, principalmente, para o aspecto sexual. A preocupação com essa parte da anatomia é focada na estética, ou seja, bumbum bom é bumbum redondo, duro e bem definido, até porque esses músculos têm o poder da atração e de despertar o desejo sexual.

Ocorre que nem sempre a genética garante o bumbum perfeito e é preciso recorrer a exercícios específicos para corrigir as imperfeições. Quando a atividade física, constante e sob orientação de um profissional, não resolve, é possível pedir uma mãozinha à cirurgia plástica estética. O nome do procedimento é Gluteoplastia, que se caracteriza pelo implante de uma prótese de silicone, que faz uma remodelagem do glúteo. Quer saber mais? Clique nas perguntas e saiba tudo sobre o assunto.

Recebo muitos jovens que desejam um melhor contorno e remodelagem, associados ao aumento que resulte em uma aparência mais chamativa. Em geral, são pessoas ansiosas por um glúteo maior e com diferencial.
Dr. Rafael Quaresma de Lima – Cirurgião Plástico

  • Como sei se preciso mexer no meu bumbum?
    Em primeiro lugar, é preciso ter certeza de que o incômodo é suficiente para se submeter a uma cirurgia. Em geral, os mais indicados a isso são:
  • aqueles que querem melhorar o contorno, forma, projeção e dar mais volume;
  • aqueles que querem corrigir um defeito causado por perda de substâncias do organismo, por acidentes e cicatrizes;
  • aqueles que querem resolver a assimetria das nádegas (uma diferente da outra).
  • Eu posso escolher o tamanho?
    O paciente deve expor como imagina o novo bumbum, mas é preciso avaliar a base do glúteo para saber se o tamanho desejado é possível. A cirurgia deve proporcionar uma mudança que combine beleza e harmonia com as características gerais da pessoa. Alguém muito baixo, por exemplo, não pode ter um bumbum desproporcional à altura, não só pela aparência, mas também por provocar problemas de saúde.
  • Como é a cirurgia?
    É feita em hospital. A anestesia pode ser geral ou peridural. Há quatro formas de colocar a prótese: subcutânea, subfascial, intramuscular ou submuscular. A discussão sobre a melhor delas ainda gera opiniões diferentes entre os especialistas. No entanto, hoje, no Brasil, a intramuscular tem sido a preferida, por produzir resultados naturais, de longa duração e com baixas taxas de complicações.
  • Só posso aumentar o bumbum com prótese?
    Não. A Gluteoplastia de aumento pode ser de duas formas:
  • com materiais (preenchedores e próteses);
  • com tecidos do próprio organismo do paciente (exemplo: enxerto de gordura).

Há pessoas, especialmente as muito magras, que não têm tanta gordura para ser enxertada, com isso o material é insuficiente para dar volume aos glúteos. Além disso, esse tipo de gordura é mais imprevisível, pois nem tudo que se coloca fica. Desta forma, as próteses são mais procuradas por garantir melhor remodelagem e/ou aumento da região.

  • O que eu posso ou não posso fazer depois da operação?
    Pode caminhar e sentar-se, normalmente, com uso de travesseiros. Deve-se usar, nos primeiros dias, travesseiros nas costas e nos membros inferiores a fim de evitar a compressão do músculo e da prótese.
  • Quando vou ver se valeu a pena?
    Um resultado definitivo é visível entre 6 meses e 1 ano. Esse é o tempo que o corpo leva para desinchar e que os tecidos precisam para se acomodarem.
  • Vou precisar colocar outra prótese?
    Atualmente, não se tem mais a obrigatoriedade de troca de próteses. É importante fazer o acompanhamento com o médico que, se perceber alguma anormalidade, aí, sim, pode dizer se há necessidade de substituir o material.
  • Decidi que quero mudar meu bumbum. Quais os passos?
    Pesquise sobre o assunto e marque uma consulta com um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Esta medida garante escolher um especialista devidamente capacitado. Os profissionais sem formação e experiência correta para a realização de cirurgias e procedimentos podem gerar problemas passageiros e sequelas irremediáveis.

Durante a consulta, exponha as dúvidas, os anseios e as expectativas. O médico, por sua vez, avaliará o caso, prestará todas as informações e solicitará os exames pré-operatórios.

Se o uso da prótese for o melhor para o seu caso, lembre-se de que se trata de um corpo estranho e cada organismo reage de um jeito. Um cirurgião conhecedor da anatomia e da técnica será transparente quanto às vantagens e desvantagens e mostrará a melhor solução para realizar o seu desejo de forma segura.

Quem é o Dr. Rafael Quaresma de Lima
O pai, médico anestesista, foi a fonte inspiradora do Dr. Rafael Quaresma de Lima ao escolher a Medicina, área que considera ideal para ajudar e garantir melhor qualidade de vida às pessoas.

O Dr. Rafael Quaresma de Lima é Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Ele cursou Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB), em 2010, e fez Residência Médica em Cirurgia Geral, no Hospital Universitário de Brasília (HUB), e em Cirurgia Plástica, no Hospital Daher.

A experiência resultou em artigos na especialidade de cirurgia plástica estética e reparadora sobre temas como: reconstrução mamária, pós-bariátrica, mamas e abdômen. Ele é autor de trabalhos em cirurgia estética de mama, contorno corporal, face, reconstrução mamária e pós-bariátrica.

Hoje, é proprietário da Clínica Evexia, onde recebe os pacientes com uma conversa esclarecedora sobre os diversos procedimentos.

Clínica Evexia
Imagine um lugar que une eficiência e conforto: essa combinação você encontra na Clínica Evexia, considerada um centro de excelência em Dermatologia e Cirurgia Plástica.

Os médicos, Dr. Rafael Quaresma de Lima e Dra. Sofia Sales, e equipe oferecem atendimento individualizado voltado à melhora estética, da autoestima e mais qualidade de vida.

Marque uma consulta e conheça a estrutura e os serviços:

Vitrium Centro Médico
SGAS 613/614, L2 Sul, Sala 28 – Brasília/DF
(61) 3247-5630
(61) 3247-5632
(61) 99830-2830

Leia também

Outros posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu